O Observatório tem coletado, desde o início do mês de Junho do corrente ano, a frequência de publicações sobre violência contra a mulher e crimes de feminicídio nos principais veículos de notícias do Estado do Pará e a nível regional e nacional.
Nosso objetivo tem sido verificar a quantidade das pautas diante da maior discussão sobre direitos das mulheres e a solidificação da Lei Maria da Penha, e qual tem sido a ênfase dos meios de comunicação (neste caso, os jornais) diante desses temas.
Em Junho/2016 foram publicadas vinte e três matérias sobre violência doméstica e familiar e feminicídio, e uma matéria específica sobre o cenário da violência contra a mulher, no jornal O Diário do Pará. Uma freqüência de pouco menos de uma matéria por dia (0,76/dia).
No mês de Julho/2016, dezesseis matérias sobre violência doméstica e familiar e feminicídio foram publicadas n’O Diário do Pará. As publicações sofreram um decréscimo em relação ao mês anterior e apresentam uma frequência de menos de uma matéria por dia (0,53/dia).
Em Agosto/2016 apenas sete matérias foram publicadas n’O Diário do Pará sobre violência doméstica e familiar e femincídio, uma delas sobre violência contra mulher trans*. Cinco das seis matérias eram específicas sobre feminicídio.
Os dados sobre a frequência das notícias postadas serão publicados no Observatório, a nível local, regional e nacional, às terças-feiras, quinzenalmente.
As notícias postadas aqui podem ser encontradas na versão online do jornal O Diário do Pará.