top of page
  • Foto do escritorObservatorio Regional

Retomada das atividades do Observatório


Imagem: Poder 360

O Observatório volta às atividades em meio ao um novo Governo e, consequentemente, novo cenário para as mulheres e os direitos humanos. Cida Gonçalves, ex-secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres dos antigos governos Lula e Dilma e ativista de direitos das mulheres, assume o Ministério da Mulher prometendo políticas centradas em 3 eixos: enfretamento à violência, inserir as mulheres no mercado de trabalho e auxiliar organismos de políticas para as mulheres. Cida, ao assumir o Ministério, festejou a criação de uma pasta dedicada unicamente às mulheres, criticou a antiga gestão da ex-ministra Damares Alves e a atuação do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o qual, segundo ela “foi uma usurpação, pois não cuidou das mulheres, das famílias e nem dos direitos humanos”, e ainda prometeu cuidar de “todas as mulheres. As que votaram e as que não votaram conosco. E das diversas mulheres que compõem a nossa sociedade. Negras, brancas, indígenas, LGBTQIA+, as do campo, da cidade e das águas.”.


Não se pode ignorar que ainda vivemos em uma divisão marcante no país no que tange à política, cultura e comportamento e também não se pode ignorar os acontecimentos do dia 8 de Janeiro de 2023, que ficarão marcados para sempre na história nacional como um dos maiores ataques à democracia no país. Nesse contexto, o Observatório deseja votos de sucesso para que o Ministério consiga concretizar as promessas, tão importantes e necessárias para a sociedade brasileira e, em específico, para as mulheres, nesse cenário de brutalidade, tanto dentro quanto fora do ambiente doméstico, que vivemos hoje.


Fontes:


BORGES, Beatriz: Cida Gonçalves assume Ministério das Mulheres, diz que pasta será de 'todas' e que fará 'defesa radical' de direitos. G1, 2023. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/01/03/cida-goncalves-assume-ministerio-das-mulheres.ghtml>. Acesso em: 09 de Janeiro de 2023.


sem autor: À frente do Ministério das Mulheres, Cida Gonçalves defende o fortalecimento do Ligue 180. Governo Brasileiro, 2023. Disponível em: <https://www.gov.br/pt-br/noticias/assistencia-social/2023/01/a-frente-do-ministerio-das-mulheres-cida-goncalves-defende-o-fortalecimento-do-ligue-180>. Acesso em: 09 de Janeiro de 2023.


FAGUNDES, Murilo. Ministério de Damares foi “usurpação”, diz ministra das Mulheres. Poder 360, 2023. Disponível em: <https://www.poder360.com.br/governo/ministerio-de-damares-foi-usurpacao-diz-ministra-das-mulheres/>. Acesso em: 09 de Janeiro de 2023.


コメント


bottom of page