top of page
  • Foto do escritorObservatorio Regional

Universitária é baleada na barriga por sargento da PM no Pará após tentar se defender de importunaçã

Universitária é baleada na barriga por sargento da PM no Pará após tentar se defender de importunação


Uma estudante de enfermagem foi baleada na barriga após tentar se defender de uma importunação de um sargento da Polícia Militar, no bairro do Guamá, em Belém. O caso ocorreu no último domingo (3) e o estado de saúde da vítima é considerado grave.


Uma câmera de segurança registrou o momento em que a universitária, de 24 anos , foi baleada. Ela estava na parada de ônibus e iria para o cinema encontrar outras amigas.


Pelas imagens é possível ver que Catharina Palmerin está em pé. O sargento da PM, Artur dos Santos Junior, está encostado em um carro. Inquieto, ele parece observar a vítima, até que se aproxima, fala algo, e ela sai de perto.


Depois, Catharina já aparece tentando se livrar do homem. A jovem resiste, entra em luta corporal e, em seguida, aparece sozinha, no chão.


A irmã da jovem diz que ela ainda tentou se defender, usando uma espécie de canivete, mas foi atingida por um tiro no abdômen.


“O que ela tinha era um canivete, que é uma espécie de chaveiro. Ela usa pra abrir embalagens do trabalho dela. Ela não anda com isso com intenção de assaltar como foi relatado. Ela foi covardemente atacada por ele. Ela entrou em luta corporal por legítima defesa”, afirma Débora Palmerin.


A jovem foi encaminhada para o Pronto Socorro do Guamá e o sargento da PM foi levado para uma unidade de pronto atendimento da terra firme.


No boletim de ocorrência, o caso foi registrado como tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil. O sargento da PM foi preso e o Tribunal de Justiça converteu o flagrante em prisão preventiva por tentativa de feminicídio.


Em frente ao pronto socorro, amigos e a família de Catharina chamaram atenção para o caso.


“Hoje ela se encontra em estado grave, entubada. Ela perdeu parte do intestino. A gente como família está sem chão. Uma pessoa que deveria estar zelando pela lei, simplesmente está nos colocando em perigo”, lamenta a irmã da universitária.


Em nota, a Polícia Militar disse que não compactua com qualquer tipo de violência e informou que o policial continua internado e está à disposição da justiça. Um Inquérito Militar foi instaurado para apurar o caso.


Imagem: Reprodução


sem autor. Universitária é baleada na barriga por sargento da PM no Pará após tentar se defender de importunação. G1 Pará. Disponível em: <https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2023/09/04/universitaria-e-baleada-na-barriga-por-sargento-da-pm-no-para-apos-tentar-se-defender-de-importunacao.ghtml>. Acessado em 05 de Setembro de 2023.

bottom of page